Thrash Metal no Brasil, do extremo à nova geração

O heavy metal no Brasil teve o pioneirismo na banda Stress, de Belém do Pará com o lançamento independente do álbum Stress I, em 1982 (reeditado em CD pelo selo fluminense Dies Irae). É um marco do metal brasileiro e foi o primeiro álbum de heavy metal a ser gravado na América Latina.

Mas no thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de punk/hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia, de São Paulo, já tinham colocado influências de thrash metal no seu som no começo da década de 80.

O thrash metal no Brasil tinha basicamente três cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Anthares, Acid Storm e Vulcano), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metralion e Antitese) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, Witchhammer, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records). Sem dúvida nenhuma, a banda brasileira de thrash metal de maior repercusão dentro e fora do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.

Venon
Metallica

Nos anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (Pantera, Machine Head, Hatebreed).

O thrash metal começou a se tornar popular em 1984, com o Slayer lançando o clássico EP Haunting the Chapel, que continha a música “Chemical Warfare”, e os suíços do Celtic Frost que também trouxeram seu EP intitulado Morbid Tales. Estes lançamentos levaram o thrash metal a uma sonoridade mais sombria e pesada, que se refletiu no lançamento do álbum Bonded by Blood pelo Exodus, do álbum Hell Awaits pelo Slayer e pelo disco To Mega Therion pelo Celtic Frost. em 1985.

No mesmo ano o Megadeth, formado por Dave Mustaine ex-integrante do Metallica, lança seu álbum de estreia intitulado Killing Is My Business… And Business Is Good!. O Megadeth combinava a sonoridade dos riffs de thrash metal com solos mais trabalhados e complexos como os do Judas Priest.

Em torno de 1988 o gênero estava ficando saturado com muitas bandas novas, mas alguns álbuns clássicos ainda seriam lançados. O quarto álbum do Sepultura, Beneath the Remains de 1989, lançado pela Roadrunner Records revelou a banda no cenário mundial. O Vio-lence, uma banda tardia da cena da Bay Area, lançou seu álbum de estreia intitulado Eternal Nightmare (1988), combinando riffs rápidos com um vocal influenciado diretamente pelo hardcore punk. Neste mesmo ano foi lançado pelo Metallica, o álbum …And Justice for All no qual a banda lança seu primeiro videoclipe com a música “One”. Em 1990 o Megadeth lança o álbum Rust in Peace, considerado pela crítica como o melhor álbum da banda e um dos últimos álbuns clássicos do thrash metal, juntamente com Cowboys From Hell da banda Pantera, e Seasons In The Abyss do Slayer.

Nos anos 90 muitas bandas de thrash metal inovaram em relação à sonoridade como por exemplo a banda Iced Earth que lançou o álbum Night of the Stormrider (1992), combinando o power metal com o thrash metal. Muitas bandas, entretanto, optaram por uma sonoridade mais lenta iniciando um estilo chamado de groove metal, algumas bandas seguidoras deste estilo foram as bandas Machine Head e Exhorder que foram fortemente influenciadas pelo Pantera.

Hoje os representantes do thrash (como uma nova geração do metal) são bandas como Prophecy, One of Them, Tramoia, Blasthrash, Violator, Nervosa, Woslom, Farscape, Toxic War, Bywar, Disgrace and Terror, Comando Nuclear, Selvageria, Exorcismo e Uganga.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thrash_metal

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Escreva e pressione ENTER para pesquisar