Discharge, ícone do punk hardcore mundial, retorna ao Brasil em dezembro

Dê sua nota neste post

Discharge pode não ter inventado o hardcore punk, mas a banda britânica – com 45 anos de história – certamente moldou o futuro da música pesada a partir do início da década de 1980 – inspirou nomes como Death Angel, Anthrax, Sepultura e Ratos de Porão. Em plena atividade, o quinteto enfim confirma o retorno ao Brasil após 18 anos de espera, com show dia 10 de dezembro em São Paulo, no Fabrique Club. A realização é da Agência Sobcontrole.

A segunda incursão do Discharge no Brasil acontece no ano e que se celebra 40 anos do seminal disco de estreia ‘Hear Nothing, See Nothing, Say Nothing’, um dos mais raivosos da história do underground, com guitarras cruas, pesadas e distorcidas que impactaram primeiro o punk hardcore da Inglaterra, mas logo eclodiu no mundo – uma sonoridade ríspida que ficaria marcada para sempre.

E mais: foi o disco que pavimentou o caminho do Discharge, que nasceu na cidade industrial de Stoke, à lenda indefectível e essencial: os vocais gritados, a atmosfera sombria, os conceitos líricos de guerra e o fantasma de uma guerra nuclear, a brutalidade das batidas e as linhas de baixo exageradas.

radiosaovivo.net

Ali ainda reside a gênese do cultuado e até os dias de hoje influente d-beat, a nomenclatura de uma batida/ritmo rápido na bateria genuinamente com a chancela do Discharge. Gosta de crust, thrashcore e derivados? Faça reverência ao Discharge! Mas as explosões primitivas de velocidade e agressividade intransigentes também já constavam nos EPs anteriores ao disco de estreia, ‘Realities Of War, Fight Back e Why, que sem dúvida terão músicas incluídas no set list especial para este novo show na capital paulista.

O último álbum de estúdio é ‘End of Days’, lançado mundo afora pela Nuclear Blast e que alcançou o 10º lugar no The Official UK Rock Charts e levou o Discharge tocar para multidões esgotadas na América do Norte e na Europa. Muitas das músicas do Discharge foram regravadas ao longo de décadas por outras lendas do rock/metal/punk: Metallica, Anthrax, Sepultura, Machine Head, Prong, Soulfly, Arch Enemy, para citar alguns, sempre com respeito máximo à banda britânica que fez e ainda faz história.

Bandas convidadas

Surra e Urutu são as bandas nacionais que participam do evento no Fabrique Club com Discharge. São dois nomes que gradativamente cravam sua marca na música pesada brasileira.

O power-trio santista Surra já está há mais de 10 anos na estrada com seu imbatível thrash core. Já o Urutu é a personificação do metal punk paulista, com um recém-lançado compacto durante um dos ensandecidos Pre-Kool Metal Fest que rolaram no início deste ano.

Escreva e pressione ENTER para pesquisar