Exposição de Fabiano Carriero abre nesta quinta na Biblioteca Municipal Zink

Exposição inédita do artista Fabiano Carriero na Biblioteca Zink abre a programação paralela e gratuita da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes

‘O Roubo do Copo Americano’, exposição individual com obras inéditas do artista Fabiano Carriero, tem sua abertura nesta quinta-feira, 31 de agosto de 2023, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, em Campinas. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até 29 de setembro, das 9h às 17hs.

Na exposição, o artista apresenta obras inéditas de diferentes técnicas, que incluem gravura, pintura, escultura e instalação. Segundo Carriero, “a exposição está com uma simplicidade, típica de bairro de subúrbio. Quieta nas ruas e agitada nos buracos/butecos de esquina, o que daria um bom filme.” O artista faz uma brincadeira com o imaginário da suposta tradição de ‘roubar copos’ dos butecos e cria uma montagem, sugerindo que qualquer pessoa da exposição pudesse ser suspeita. “Essa exposição te conduz a ‘entrar’ no bar e mostrar que nele todo mundo é igual ou suspeito. Ou se fazer de voyeur, porque as obras espalhadas em diversas técnicas são a mistura de Xico Sá com João Antônio, ao som bregoso/corajoso do Otto tocando Reginaldo Rossi. Pois bem, agora só pedir a breja e saber se ainda tem um copo americano”, conta Carriero.

A exposição faz parte da programação paralela da quinta edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes – da qual Carriero foi o artista convidado para elaborar o cartaz – que acontece na Biblioteca Zink, no dia 16 de setembro, das 11h às 21h, com 90 expositores da cena contemporânea das artes gráficas de vários lugares do Brasil. Tanto a Feira SUB como todos os eventos que fazem parte programação – exposição, oficinas, bate-papo, visita guiada e encontro literário – tem entrada gratuita.




Fabiano Carriero é artista plástico, muralista e gravador. Formado em artes visuais pela PUC-Campinas, Carriero apresenta trabalhos que remetem – e provocam o olhar – sobre a realidade do Brasil. No seu espaço de trabalho na Vila Industrial – o Ateliê Folha – onde também reside, o artista realiza eventualmente mostras para o público e, desde 2007, aos finais de semana vende suas obras na Feira do Centro de Convivência de Campinas. Como muralista, uma das suas obras mais conhecidas na cidade, é a ‘Carne de Caju’, um mural de 30 metros de altura no edifício Dona Othilia no cruzamento das avenidas Moraes Sales e Júlio de Mesquita. Saiba mais do artista no site https://carrieroart.com.br

A Feira SUB

A 5ª edição da Feira SUB que acontece em 16 de setembro na Biblioteca Zink vai trazer 90 expositores entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil com trabalhos que se utilizam de diversas técnicas do campo das artes gráficas. Além do dia da Feira, uma programação paralela que começa no dia 30 de agosto e pode ser conferida nas redes sociais do evento (@feirasub). Todas as atividades são gratuitas.

O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para circulação da produção independente na área das artes gráficas e visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam e apresentar esses trabalhos para o público. A proposta é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes – o pilar do projeto – além de exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que fazem parte da programação paralela.
A Feira SUB é uma realização do Mix Estudio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” e da Extecamp por meio do Curso de Especialização em Design Gráfico – Instituto de Artes/Unicamp.

Serviço

EXPOSIÇÃO ‘O ROUBO DO COPO AMERICANO’ | FABIANO CARRIERO
Abertura: 31.08, às 19h, com Bate-papo com o artista Fabiano Carriero
Visitação: de 01 a 29/9, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Zink | Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas, SP (ao lado da Prefeitura)
Entrada gratuita

FEIRA SUB 2023
16 de setembro de 2023, das 11h às 21h.
Local: Biblioteca Zink | Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas, SP (ao lado da Prefeitura)
Entrada gratuita



Neder de Paula

Neder de Paula

CEO e fundador do portal OverRocks e web rádio. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.