Podcast revisita a história do VULCANO com o guitarrista Zhema Rodero

Após um pequeno especial sobre o Iron Maiden, o podcast RENATOCAST agora dá espaço para uma das bandas mais lendárias do cenário metálico brasileiro, o Vulcano. Num especial que será dividido em três partes, o podcast traz uma entrevista com o guitarrista Zhema Rodero, onde foram abordados temas que nortearam a carreira desta que é uma referência para o Metal extremo brasileiro e reconhecida internacionalmente.

Formada em 1981 na cidade de Santos, São Paulo, a banda desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Metal brasileiro, influenciando bandas como o Sepultura.

Dentre os membros fundadores estavam Zhema (guitarra e vocal) e Carli Cooper (baixo), e em determinado momento contou com o baterista Renato “Pelado”, conhecido posteriormente como integrante do Charlie Brown Jr. Desde então, a banda passou por várias mudanças de formação ao longo de sua carreira, com o sempre solícito Zhema sendo o membro mais constante e duradouro.

Um dos álbuns mais importantes do Vulcano é “Bloody Vengeance”, lançado em 1986. Este álbum é considerado um clássico do Metal extremo e influenciou muitas outras bandas ao redor do mundo. Faixas como “Dominios of Death” e “Spirits of Evil” são particularmente reverenciadas pelos fãs, assim como o mítico álbum ao vivo “Live!”, de 1985.




Nesta primeira parte do bate-papo com Renato Sanson, Zhema revelou detalhes de como surgiu o Vulcano, e de como migraram do Rock and Roll para um som mais extremo. O guitarrista, que outrora foi baixista, contou também como foi gravar o álbum “Live!”, revelando também que já vendeu seus próprios automóveis para custear a gravação e produção de discos do Vulcano.

Zhema também contou sobre sua relação com o Made in Brazil e de como a banda foi importante para o Vulcano, relembrando inclusive os tempos em que foi roadie desta lendária banda brasileira. O guitarrista ainda expôs as dificuldades de comunicação com as bandas na década de 1980, pontuando a importância dos fanzines para o desenvolvimento metálico na época. No próximo episódio da trilogia, Zhema seguirá contando a história desta verdadeira lenda do Metal brasileiro.

Ouça o podcast no Spotify:

Créditos da foto: Necroshorns (https://www.instagram.com/necroshorns)

Contatos:

Heavy and Hell: https://heavyandhellsc.blogspot.com
Road to Metal: http://www.roadtometal.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/renato_cast_
E-mail: renatoj40@gmail.com
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br



Avatar

Maicon Leite

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.