Editora Monstro dos Mares: Uma onda anárquica na publicação independente

Em um período efervescente entre 2009 e 2011, nas entranhas de Florianópolis, nascia o “Centro de Inovação Social dos Araçás”, uma iniciativa que congregava mentes inquietas em torno do uso de tecnologias livres para o bem-comum. Nesse contexto de calor político e fervilhante discussão sobre segurança, privacidade de dados, e eventos globais como Wikileaks, Sopa/Pipa, o cenário estava propício para o surgimento de algo novo e desafiador.

Nesse contexto, um grupo de entusiastas se reunia para abordar temas essenciais, realizando oficinas de WordPress para Movimentos Sociais e ativistas. A necessidade de material impresso levou à tradução do “Cultura de Segurança: Um manual para ativistas”. Logo depois dessa fase intensa em Florianópolis, o destino levou um dos membros desse coletivo para Cachoeira do Sul, onde, em uma noite fria de inverno, nasceu a Monstro dos Mares, abrigada em uma modesta garagem.

A passagem pela “ilha” (como carinhosamente chamavam Florianópolis) ocorreu entre 2009 e 2011, marcada pela ativa participação no CMI-Floripa e pela inspiração da Rádio Tarrafa FM Livre. Essas experiências foram fundamentais, apresentando coletivos e redes horizontais, autogestionárias e de inspiração libertária.

A criação da Editora Monstro dos Mares, em Cachoeira do Sul, no inverno de 2012, foi um marco. Fundada por Khynhu (In Memorian), Lerônimo Burns, Patrick e Vertov Rox., a editora cresceu com o tempo, recebendo contribuições valiosas de diversas mentes e corações, cada uma deixando sua marca única.




Não é apenas uma editora independente, é uma resposta às barreiras que muitos enfrentam para divulgar seus trabalhos fora do ambiente acadêmico. Ela se propõe a ser uma alternativa de publicação de baixo custo para textos acadêmicos sobre epistemologias dissidentes do século 21, conectando-se às questões anárquicas contemporâneas, como teoria queer, feminismos, giro descolonial, anticivilização, cultura hacker, entre outros.

Atualmente, a equipe da editora consiste em dois editores e dez membros no conselho editorial, todos engajados na tarefa árdua, mas gratificante, de preparar, revisar, diagramar e divulgar materiais que desafiam os limites da superficialidade.

A Editora Monstro dos Mares não está apenas preocupada em imprimir livros; sua missão é criar vínculos com a tarefa de registrar o nosso tempo. Reconhecendo que muitas produções acabam restritas às paredes das universidades, a editora busca ampliar o alcance desses trabalhos, promovendo edições artesanais de baixo ou baixíssimo custo, preferencialmente gratuitas.

Assim, essa onda anárquica na publicação independente busca criar uma compreensão autônoma, libertária, não-binária e anárquica do mundo, promovendo a circulação mais ampla e acessível da informação que molda nosso tempo. A Editora Monstro dos Mares não apenas desafia as normas editoriais, mas também se torna uma voz indispensável na cena literária independente.

Acompanhe a Editora Monstro dos Mares nas redes:

https://monstrodosmares.com.br

https://facebook.com/monstrodosmares

https://twitter.com/editoramonstro

https://instagram.com/monstrodosmares

https://youtube.com/@EditoraMonstrodosMares

https://github.com/monstrodosmares

https://open.spotify.com/show/5U1c2neZ6QPoEsQfJYHz9X

https://t.me/monstrodosmares

Apoie e contribua pela continuidade de seus trabalhos:

Catarse: https://www.catarse.me/monstromensal

Apoia-se: https://apoia.se/monstrodosmares

Ko-fi (no exterior): https://ko-fi.com/monstrodosmares





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/12di
Neder de Paula

Neder de Paula

CEO e fundador do portal OverRocks e web rádio. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.