Festival da poesia curta terá oficinas, performances poéticas e sarau neste sábado

O [SUB]POÉTICA acontece em Campinas na Livraria Candeeiro e na Fêmea Fábrica e faz parte da programação paralela da Feira [SUB] de arte impressa e publicações independentes. As atividades são gratuitas

 O [SUB] POÉTICA – Festival da Poesia Curta, acontece pela primeira vez neste sábado, 13 de julho, das 14h às 18h, no centro cultural Fêmea Fábrica com oficina de poesia blackout, colagem, performances poéticas e sarau, além de uma atividade voltada para o público infantil, às 10h, na Livraria Candeeiro.

Toda a programação é gratuita e integra as atividades paralelas da 6ª edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece anualmente em Campinas. Este ano, a feira será no dia 14 de setembro de 2024, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h.

“Esse ano decidimos espichar a Feira [SUB] e antecipar as atividades da programação paralela que acontecem em vários espaços culturais de Campinas. O [SUB] POÉTICA é um pequeno festival para celebrar as ligações inesperadas entre seres e coisas, ideias e formas, poesia e colagem. É também uma homenagem à poesia, gênero muito presente na feira. Com isso, vamos criando uma aproximação do público com as inúmeras possibilidades de produção artística presentes nas publicações independentes apresentadas na feira”, conta Marcela Pacola, uma das idealizadoras e produtora da [SUB].




A Feira SUB é uma realização do Mix Estudio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

PROGRAMAÇÃO

> Na Livraria Candeeiro

Das 10h às 12h – Sarauzinho para crianças

As crianças poderão levar suas poesias para ler ou escolher um livro de que gostem. Serão acompanhadas por Patrícia Meira, livreira especializada em literatura infantil, e João Proteti, poeta, artista visual e ilustrador de literatura infanto-juvenil, com 44 livros publicados. Haverá brincadeira de roda e experimentações com colagem.

> Na Fêmea Fábrica 

Das 14h às 15h – Esconder para revelar: escrita não criativa & Poesia Blackout | Baga Defente

 A escrita não-criativa consiste na apropriação e reutilização de textos já existentes para criar obras inéditas, com sentido e significado diversos, transformando o familiar em algo novo e inesperado. Nesta atividade, passaremos rapidamente pelos conceitos-base da escrita não criativa — autoria, curadoria e originalidade — e exploraremos uma das suas técnicas mais conhecidas, a poesia blackout, produzindo textos inéditos a partir de materiais preexistentes.

Das 14h às 18h – Estação de experimentações de colagem | Marcela Pacola e Larissa Bulcão

Utilizando técnicas da poesia blackout e colagem, cada participante vai criar um zine poético.

Das 14h às 18h – Poesia em Forma de Dança

Exibição de 3 videodanças com idealização, criação e interpretação de Hellen Audrey. ‘Cartas para o Novo Mundo’ (2020), Greta’ (2021) e c[eu] co[r]po de chuva’ (2021).

Das 15h às 15h30 – A Sorte do Poema | com Tina Zani e Katia Marchese

Performance com duas poetas na qual convidam o público a escolher uma página de um livro de poemas para interpretarem. A intervenção poético-interativa parte da seguinte provocação: “para onde vai o poema depois do encontro com o leitor?”.

Das 15h30 às 17h – Poesia Pré-Assada | Lívia Mota, Natália Mota e José Maurício da Costa

As Manas Escritas (Lívia e Natália) e o Storiologia (José Maurício) estarão com versos pré-escritos prontos para sofrerem intervenções do público. Os participantes poderão rechear os versos com símbolos, ícones, rasuras e outras palavras mais. Uma base para explorar combinações ao acaso do momento, da experimentação e do atrevimento poético. Um modo de fazer poesia visual sem receita pronta, mas com a ousadia de misturar ingredientes ao sabor do ensejo

Das 17h às 18h – Sarauzis

Microfone (ou megafone) aberto para celebrar a poesia curta e mesa coletiva para venda de livros.

Sobre a Feira SUB

O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes gráficas e visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam e apresentar esses trabalhos para o público. A proposta é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes – o pilar do projeto – além de exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que acontecem em diversos espaços culturais da cidade e que fazem parte da programação paralela.

Sobre o MIX Estúdio Criativo

O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design e assessoria de imprensa que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações, arte impressa, artes gráficas e projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops.

Sobre a Livraria Candeeiro

A Candeeiro, dos sócios Adriana Haddad e Marcelo Soriano, é uma livraria de rua acolhedora com um espaço de café, para trabalhar, ler, e tocar piano. Promove inúmeros eventos ligados a literatura, as artes e o design, como bate-papo com autores e editores, lançamento de livros e experiências literárias, além de uma programação voltada ao público infantil. Foi vencedora na categoria ‘Livraria Destaque’ da 8ª edição do Prêmio Publishnews 2024.

Sobre a Fêmea Fábrica

Localizado na cidade de Campinas (SP), o centro cultural Fêmea Fábrica é uma iniciativa independente e autogestionada, voltada para a criação, difusão e intercâmbio de práticas artísticas diversas a partir da arte contemporânea. Situada em um casarão do início do séc. XX, a sede abriga cursos livres, oficinas, exposições, apresentações musicais, lançamentos de livros, feiras, residências artísticas, além dos espaços fixos de ateliês compartilhados que agrega artistas da região.

Serviço

Data: 13/7 (sábado)

Horário: das 10h às 12h. Local: Livraria Candeeiro (Rua Dr. Vieira Bueno 170, Cambuí, Campinas). Classificação:  livre

Horário: das 14h às 18h.  Local: Fêmea Fábrica (Rua Barão de Jaguara, 576, Conceição, Campinas).  Classificação: 16 anos

Ingresso: eventos gratuitos (limitados à capacidade do local)

Mais informações: site da Feira [SUB]





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/6ns9
Neder de Paula

Neder de Paula

CEO e fundador do portal OverRocks e web rádio. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.