Discos conceituais são obras em que todas as faixas de um álbum estão interligadas por uma narrativa ou tema central, seja ele autoral ou baseado em uma temática já conhecida, que pode ser autoral ou inspirado em passagens da história, mitologias, literatura, cinema, entre outros.
Esse formato permite que os músicos explorem histórias, conceitos ou emoções de forma mais profunda, transformando o álbum em uma experiência mais imersiva para os ouvintes. Muitas vezes, esses discos incluem elementos que vão além da música, como interlúdios, ambientações e arranjos que complementam a narrativa.
No Heavy Metal essa é uma abordagem bastante comum, resultando em verdadeiros clássicos como “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” do Dream Theater, “Abigail” do King Diamond, “Operation: Mindcrime” do Queensrÿche, “Seventh Son of a Seventh Son” do Iron Maiden, “Nightfall in Middle Earth” do Blind Guardian, entre tantas outras obras memoráveis do gênero.
No Brasil, essa tendência tem ganhado força, resultando em obras grandiosas, com letras e composições absolutamente profundas e complexas. Na lista de hoje apresentamos 10 discos conceituais de bandas brasileiras de Heavy Metal. Confira:
ANGRA
Álbum: “Temple of Shadows”
Temática: O álbum narra a jornada fictícia de um cavaleiro que se junta ao exército convocado pelo Papa para a Primeira Cruzada (1096-1099). Ao longo de sua trajetória, ele enfrenta conflitos que o levam a questionar a guerra santa e os ideais da Igreja Católica.
SEPULTURA
Álbum: “A-Lex”
Temática: “A-Lex” é inspirado pela clássica obra “A Laranja Mecânica” (1962), de Anthony Burgess, explorando temas como violência, controle social e a luta pela liberdade individual.
EDU FALASCHI
Álbum: “Vera Cruz”
Temática: A história do álbum, iniciada em 1492 na cidade portuguesa de Tomar, conta a trajetória de Jorge, um português abandonado ainda bebê e com uma marca de nascença relacionada à Ordem da Cruz de Nero. Já adulto, ele vai ao Brasil, onde se casa com uma mulher indígena e une forças com os nativos para defender suas terras contra invasores portugueses.
RATOS DE PORÃO
Álbum: “Necropolítica”
Temática: O álbum aborda a ascensão da extrema direita no Brasil durante o governo de Jair Messias Bolsonaro.
VOCIFER
Álbum: “Jurupary”
Temática: O álbum explora as lendas de Jurupari, uma controversa figura do folclore amazônico, traçando paralelos com o nosso tempo acerca de questões cruciais para a humanidade.
TORTURE SQUAD
Álbum: “Esquadrão da Tortura”
Temática: “Esquadrão da Tortura” é o primeiro e único disco do Torture Squad cantado em português, contando em ordem cronológica o período em que o Brasil foi governado por um regime militar, entre 1964 e 1985.
PAPANGU
Álbum: Lampião Rei
Temática: “Lampião Rei” conta a trajetória da ascensão de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, desde seu nascimento até chegar ao posto de homem mais temido das terras nacionais
ELDERMOON
Álbum: “Egregora”
Temática: “Egregora” retrata a Lua como um ser celestial que ganha consciência e começa a vagar pelo universo em busca de seu propósito, traçando paralelos com situações do nosso próprio cotidiano.
MAESTRICK
Álbum: “Espresso Della Vita: Solare”
Temática: O álbum fala da experiência da vida humana por meio de metáfora baseada em uma viagem de trem que dura um dia inteiro, a qual só é possível saber o horário e o local de embarque.
BENJAMIM SAGA
Álbum: “Terra Salobra”
Temática: “Terra Salobra” nos conduz pelo sertão brasileiro em uma jornada através da trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, sob perspectivas opostas: de um lado, o herói revolucionário que simbolizava a bravura e a honra; do outro, um facínora violento que aterrorizava a população e atormentava as autoridades.