Supersonido reúne mais de 30 músicos da NORC em nova versão de “Você Sabe Quem Sou”
A cena do rock carioca acaba de ganhar um marco histórico. A banda Supersonido reuniu mais de 30 músicos da chamada Nova Onda do Rock Carioca (NORC) para uma nova versão de “Você Sabe Quem Sou”, um dos maiores sucessos de sua trajetória. O projeto, apelidado de “We Are The World do Rock Carioca”, tomou forma no Estúdio Túnel, em Copacabana, e simboliza a força e união do underground do Rio de Janeiro.
Originalmente lançada no álbum de estreia da banda em 2016, “Você Sabe Quem Sou” é a música mais executada da Supersonido no Spotify e hino do coletivo Rio+Rock desde 2023. Entretanto, a banda sentia que a canção precisava representar ainda melhor a cena atual. Foi então que surgiu a ideia de reunir bandas e artistas parceiros que compartilham palcos e a paixão pelo rock independente.
A gravação contou com a participação de quatro bateristas, três baixistas, sete guitarristas e dezessete vocalistas, além da icônica locução de Monikinha Venerabile, figura lendária das rádios rock do Rio. Dentre os nomes presentes, destacam-se Bacalhau (ex-Planet Hemp, Autoramas, e atualmente na banda Korja), Cris Gadelha (Gadelha Superdrive), Raphael Matheus (LOWD), Vinícius Libânia (Black Priest) e Nina (No Sunny Dayz). Também participaram guitarristas como Hugo Rosas (No Sunny Dayz), Neube Brigagão (Seu Roque) e Fernanda Schenker (Gadelha Superdrive), entre outros grandes talentos da NORC.
“Infelizmente, não conseguimos chamar todo mundo que gostaríamos, mas os que participaram deram o seu melhor e essa energia é palpável na versão final da música”, conta Daniel Gringo, guitarrista da Supersonido e produtor musical do projeto. A mixagem e masterização ficaram por conta de Marco Esteves, também responsável pelo mais recente álbum da banda, “In Tenebris Lux”.
Confira o videoclipe de “Você Sabe Quem Sou” aqui:
A história de “Você Sabe Quem Sou”
Composta por Alex Ketzer, Daniel Gringo e Leonardo Oliveira (ex-vocalista), “Você Sabe Quem Sou” nasceu como uma ode ao rock and roll, tratando o gênero como uma entidade viva. “Pesquisei se o Mississippi fazia mesmo fronteira com o Tennessee antes de escrever ‘Eu nasci, no Mississippi junto ao Tennessee’”, relembra Gringo.
A letra, criada de forma coletiva, inclui um pré-refrão espontâneo, onde cada integrante sugeriu um termo que definia o rock: “Eu já fui punk, cabeludo, prisioneiro, dark, grunge, metaleiro”. Para a nova versão, uma pequena alteração foi feita por Vinícius Libânia (Black Priest), apelidado de “Padre” da cena underground. Essa mudança foi propositalmente mantida como surpresa para os ouvintes mais atentos.
Além da versão colaborativa, a Supersonido também gravou uma nova versão solo, com Daniel Marques nos vocais. O single, portanto, apresenta dois lados: Lado A – a collab com os músicos da NORC e Lado B – a versão da Supersonido com sua formação atual.
“Se existe uma causa nobre nesse projeto, é essa: mostrar quantos artistas incríveis o rock carioca tem atualmente”, conclui Gringo. O lançamento promete ser um verdadeiro hino para o underground e reforçar o poder coletivo da NORC na cena musical.
Acompanhe Supersonido nas redes:
https://open.spotify.com/intl-
https://instagram.com/
https://youtube.com/@
Por Tarcísio Chagas – Assessoria The Bridge