Dia do Rock na Rua Ceará celebra a força do underground carioca com dezenas de bandas e atrações culturais

No próximo dia 12 de julho de 2025 (sábado), a partir das 12h, a lendária Rua Ceará, na Praça da Bandeira (RJ), será tomada por uma verdadeira explosão sonora e artística com o evento gratuito Dia do Rock na Rua Ceará.

A ação integra o projeto O Berço do Rock Alternativo Carioca, recém-reconhecido como Ponto de Cultura pela Rede Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Mais do que um evento, trata-se de uma consagração da Rua Ceará como polo cultural urbano, um território historicamente ligado à cena alternativa e que agora ganha reconhecimento oficial pela sua contribuição à cultura carioca. O projeto busca fortalecer a identidade local e fomentar atividades ligadas à arte, educação, geração de renda e memória coletiva.




“A Rua Ceará é mais do que um endereço: é um símbolo de resistência criativa. Transformá-la em Ponto de Cultura é uma forma de reconhecer a força do underground carioca e criar novas oportunidades para quem vive e cria aqui”, afirma André Paumgartten, músico e produtor cultural à frente da iniciativa.

Rock para todos os gostos

O palco montado no coração da rua será ocupado por mais de 20 bandas, representando a multiplicidade de estilos da cena independente:

77 Idols, 808 Punks, A Última Gangue, Anacrônicos, Boa Noite Cinderella, Chucky Ramyrez, Coice de Galo, Granmostarda, Iguanas X, Korja, Macaco Sapiens, Maverick Benedicto, Metais Pesados, Nebulosa, Pic-nic, Switchback, Texuga, Tornokrê, Velho Jou e Vicejo são alguns dos nomes que vão incendiar o asfalto com guitarras, atitude e muita energia.

Além do som: arte, história e resistência

A programação vai muito além da música, com oficinas e workshops ao longo do mês de julho, voltados à formação de produtores e artistas da cultura alternativa. Também haverá:

  • Exposição fotográfica com registros históricos de shows na Rua Ceará
  • Grafite ao vivo, exaltando a arte urbana e suas raízes
  • Concurso de Pin-ups, promovido pelo Nórdicas MC – o primeiro motoclube 100% feminino com sede na Rua Ceará, que inaugura oficialmente seu espaço durante o evento
  • Encontro de Motocicletas Clássicas, reunindo cultura biker e espírito de coletividade

Patrimônio da cidade e da música

Com apoio de organizações como o movimento ComCausa, o projeto já obteve reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que declarou a Rua Ceará como patrimônio cultural imaterial da cidade. A proposta segue em busca de seu tombamento oficial como bem cultural, valorizando sua importância na história do rock nacional.

O Dia do Rock na Rua Ceará não é apenas uma celebração de estilos musicais — é um chamado para resgatar, viver e expandir a cultura alternativa em um dos endereços mais simbólicos da cena underground do Brasil.

Serviço

Dia do Rock na Rua Ceará
12 de julho de 2025 (sábado), a partir das 12h
Rua Ceará, Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ
Evento gratuito

Realização: Projeto O Berço do Rock Alternativo Carioca
Apoio: Rede Cultura Viva, Ministério da Cultura, ComCausa, Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Por Tarcísio Chagas – The Bridge Assessoria

Gostou dessa publicação?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/pydt
Neder de Paula

Neder de Paula

Neder é fundador, CEO do portal e web rádio OverRocks. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.

“Reckoning”: Exkil lança videoclipe sombrio e intenso Ammit lança novo clipe e anuncia EP “The Master Key” para agosto Vazio lança clipe para “Ritual de Destruição” Autoramas estreia no universo infantil com “Autoraminhas” Feira [SUB] abre inscrições para sua 7ª edição em Campinas Tempusvernum celebra fase nova com “Primavera” e show no Johnny’s Com “Entropia”, NADA reforça sua voz contra a opressão Rottenblot toca em dois shows em Volta Redonda com som pesado e crítico Rock autoral com acidez: Júlio Vieira e seu “Complexo de Vira-Lata” 43duo mergulha no psicodelismo poético com o novo single “Sal e Sina” aBAND’onados lança álbum de estreia “Baixar os Braços (Não)”