Johnny Crash é o primeiro brasileiro a se apresentar no principal festival de “lap steel guitar”

Johnny Crash, fundador e guitarrista do grupo de Surf Music The Dead Rocks, formou em 2019 A Guitarra Havaiana de Johnny Crash, que utiliza como elemento central a ‘lap steel guitar’, guitarra com formato de tábua, originária do Havaí. O projeto apresenta clássicos da música popular havaiana, western swing jazz, hapa haole, além de sucessos da música brasileira vindos do samba, choro e MPB. Foi a partir desse projeto, que Crash recebeu o convite para participar do principal festival de guitarra havaiana, o Waikiki Steel Guitar Festival, que acontece em Honolulu nos EUA.

Estou emocionado e enlouquecido ao mesmo tempo”, diz Johnny Crash. “Irei tocar em um lugar onde tudo começou, e ao lado dos maiores nomes da steel guitar da atualidade. Principalmente quando se vem de um país que praticamente não existe a cultura deste instrumento e tão pouco a cultura havaiana e polinésia. Me sinto como o primeiro homem que pisou na lua, sendo o primeiro brasileiro a se apresentar nestes festivais” revela.

Waikiki Steel Guitar Festival faz parte da Waikiki Steel Guitar Week, semana que reunirá do dia 6 a 12 de julho, diversos eventos relacionados à steel guitar. Johnny Crash fará três apresentações durante o período. Além do show previsto para a 16ª edição do Waikiki Steel Guitar Festival, o guitarrista também toca em duas oportunidades na 39ª edição do festival da Hawaiian Steel Guitar Association (HSGA), fundada 1986.




Johnny Crash adianta que serão três repertórios diferentes, um para cada show. “As duas primeiras apresentações, nos dias 9 e 10 durante o festival da HSGA, serão apenas temas instrumentais. Já no sábado, dia 12, terão algumas músicas com vocal, e possivelmente Hula também. Todos os músicos que irão me acompanhar no sábado serão do Hawaii”.

Para criar o projeto A Guitarra Havaiana de Johnny Crash, o músico fez uma imersão na cultura havaiana e nos estudos formais com seu mentor Alan Akaka, como aluno da Ke Kula Mele Hawaii, escola de música havaiana localizada em Kailua (Oahu). Em fevereiro de 2024, Johnny viajou ao Havaí para aprofundar esses estudos presencialmente, o que fortaleceu e legitimou ainda mais a base do projeto. O próximo passo do guitarrista é lançar um primeiro disco apenas com versões de músicas brasileiras. “E continuar trazendo a energia e o espírito Aloha dessa cultura maravilhosa que é a cultura polinésia para o nosso país.”

Saiba mais sobre a Waikiki Steel Guitar Week:

https://waikikisteelguitarweek.com

 

Gostou dessa publicação?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/qj7k
“Reckoning”: Exkil lança videoclipe sombrio e intenso Ammit lança novo clipe e anuncia EP “The Master Key” para agosto Vazio lança clipe para “Ritual de Destruição” Autoramas estreia no universo infantil com “Autoraminhas” Feira [SUB] abre inscrições para sua 7ª edição em Campinas Tempusvernum celebra fase nova com “Primavera” e show no Johnny’s Com “Entropia”, NADA reforça sua voz contra a opressão Rottenblot toca em dois shows em Volta Redonda com som pesado e crítico Rock autoral com acidez: Júlio Vieira e seu “Complexo de Vira-Lata” 43duo mergulha no psicodelismo poético com o novo single “Sal e Sina” aBAND’onados lança álbum de estreia “Baixar os Braços (Não)”