Renata Pizi transforma espetáculo em disco ao vivo com lançamento de “VerDe Perto, o Musical Ecológico”
Álbum chega às plataformas em 11 de julho pelo selo Belic Music; shows gratuitos de lançamento ocorrem nos dias 26 e 27 em São Paulo
A premiada artista e educadora Renata Pizi lança no próximo 11 de julho, pelo selo Belic Music com distribuição da Believe, o álbum “VerDe Perto, o Musical Ecológico – Ao Vivo”, versão gravada do espetáculo cênico-musical que há anos encanta o público infantojuvenil com mensagens de consciência ambiental, humor e brasilidade. O trabalho chega às plataformas como registro sensível e poderoso de uma jornada artística que conecta música, ecologia e infância.
Para celebrar o lançamento, dois shows gratuitos estão programados no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de julho, sábado e domingo, às 11h e 12h, respectivamente.
Um disco que nasce do palco
“VerDe Perto, o Musical Ecológico” nasceu em 2016, a partir das poesias de Renata Pizi sobre a relação das crianças com a natureza. Os versos logo ganharam melodias e se transformaram em um espetáculo musical apresentado em escolas, espaços culturais e festivais. Agora, com o lançamento do álbum ao vivo, esse repertório ganha um novo alcance — permitindo que as canções sigam tocando famílias e pequenos ouvintes em qualquer lugar.
— “Esse álbum é a cereja do bolo. Sempre quis gravar essas canções, porque acredito que a criança deve poder levar pra casa as músicas, as mensagens e a diversão do espetáculo. É uma extensão do nosso abraço no palco”, comenta Renata.
Gravado ao vivo no Estúdio Arsis, com produção, direção artística e arranjos da própria Renata, o álbum reúne seis faixas que passeiam por gêneros como baião, maracatu, pop, rock, rap e blues — sempre com letras cheias de humor, conhecimento e poesia.
Canções que ensinam com alegria
A faixa que abre o disco é “Árvore”, que surgiu de um diálogo afiado com sua prima Júlia sobre o desperdício de papel. A composição, leve e didática, convida a criança a refletir sobre a origem dos objetos do cotidiano. Em seguida, “Lixo na Rua”, embalada por um rock contagiante, trata do descarte correto do lixo urbano com uma dose generosa de atitude e diversão.
“Pet Repet” utiliza a estrutura de repente para mostrar o ciclo da reciclagem de garrafas PET. Já em “Água”, Renata explora um riff melódico para tratar do uso consciente da água com versos cantados que fluem como o próprio tema.
A canção “Tamanduá”, um blues na voz de um bicho em extinção, é uma aula de empatia e zoologia, com refrão divertido que conquista adultos e crianças. E fechando o álbum, “Rio Tietê”, em parceria com Sonekka, carrega ironia, crítica social e muito baião para falar de um dos maiores rios brasileiros em tom de protesto e esperança.
Produção de ponta, mensagens profundas
Além de Renata Pizi no violão e voz, o álbum conta com Renata Machado e Giovana Andrade nos vocais, Paulo Ribeiro também no violão, e Everton Reis na percussão. A mixagem, iniciada por Adonias Junior, foi finalizada na Holanda por Dokter Leo, e a masterização ficou por conta de Homero Lotito, no Reference Mastering Studio, no Brasil.
“VerDe Perto, o Musical Ecológico – Ao Vivo” é mais do que um disco infantil: é um convite lúdico à consciência, feito com arte, afeto e brasilidade. Uma ponte entre as gerações e um exemplo de como o rock, o baião, o rap e a poesia podem, juntos, educar para um mundo melhor.
Serviço
Lançamento/álbum: VerDe Perto, o Musical Ecológico – Ao Vivo
Data: 11 de julho de 2025
Em todas as plataformas.
Pre-save – VerDe Perto, o Musical Ecológico
Contatos: Instagram: @verdeperto_musical
Belic Music: Instagram – @music_belic | Facebook – @belicmusic
Espetáculos de lançamento
26 e 27 de julho – Sábado, às 11h, e domingo, às 12h
Duração: 45 min. Classificação: Livre (indicado para todas as idades)
Ingressos: Grátis. Sessões com intérprete de Libras.
Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey
Rua Santa Crescência, 201 e 323 – Ferreira. São Paulo/SP. 05524-020.
Tel.: (11) 95920-0736. Na rede: @jockey.cultural.
Acessibilidade: Sim. Estacionamento nas proximidades.
Por Eliane Verbena – Verbena assessoria