Sagrav leva história e peso para os palcos de Santa Catarina com turnê financiada pela PNAB

“Contestado War – Tour SC” leva thrash/death metal e memória histórica para cinco cidades catarinenses, incluindo escolas públicas

A Sagrav, banda de thrash/death metal oriunda de Chapecó (SC), está na estrada com a turnê “Contestado War – Tour SC”, que acontece de 4 a 13 de julho com shows em Lages, Criciúma, Porto Belo, São José e Caçador. Financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o giro celebra o mais recente trabalho da banda, o EP “Contestado War”, lançado em novembro de 2024, e reafirma o compromisso do grupo em aliar peso sonoro à preservação e difusão da história catarinense.

Atualmente formado por Luciano Bravo (vocal), Dudu Livi (guitarra), Prota Vargas (baixo) e Roberto Rodrigues (bateria), o Sagrav se destaca por unir técnica, brutalidade e conteúdo lírico fundamentado em eventos históricos e elementos da cultura do estado. Fundado em 2014, o quarteto lançou seu primeiro álbum, “Kingdom of Chaos”, em 2019 e desde então segue ativo com dois singles e três EPs, sendo o mais recente um marco na narrativa musical independente.




Inspirado na Guerra do Contestado – conflito armado ocorrido entre 1912 e 1916 nas divisas de Santa Catarina e Paraná –, o EP “Contestado War” é uma viagem sonora que transforma dor, resistência e injustiça em riffs cortantes e atmosferas densas. A faixa-título é acompanhada por “The Litigation”, “The Monk”, “Pigs and Crowns” e “Contestado Men”, esta última uma crônica lírica sobre a vida dos camponeses da época e os conflitos fundiários que marcaram a região.

“Não foi tarefa simples escrever sobre a Guerra do Contestado”, conta o baixista e letrista Prota Vargas, que dividiu a criação das letras com o vocalista Luciano Bravo. “Nosso objetivo foi tentar resumir essa história e fazer com que ela tivesse sentido através da força dos riffs e do ambiente musical que criamos.”

O projeto da turnê, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e viabilizado com recursos federais da PNAB, tem como missão descentralizar o acesso à cultura e levar o metal autoral para novos públicos. Um exemplo dessa proposta acontece logo na estreia da tour, nesta sexta-feira, 04 de julho, quando o Sagrav se apresenta para os alunos do Colégio EEB Industrial de Lages. O show será realizado dentro da escola, durante os três períodos (manhã, tarde e noite), integrando música pesada e educação de forma inédita.

Ouça “Contestado War” nas plataformas digitais:
Spotify: https://bit.ly/4nwLoXY
Deezer: https://bit.ly/4exfMxi
Apple Music: https://bit.ly/44d5QFK
Youtube: https://bit.ly/3ToSn7s

Ao trazer à tona temas históricos e regionais em meio a um cenário musical dominado por fórmulas repetitivas, a Sagrav se consolida como um dos nomes mais relevantes do metal catarinense contemporâneo. A “Contestado War – Tour SC” não é apenas uma sequência de shows, mas um movimento de resgate e resistência cultural através do metal extremo.

Acompanhe Sagrav nas redes:

https://instagram.com/sagravmetal

https://facebook.com/SagravMetal

https://youtube.com/@sagrav6912

Por Eliton Tomasi – Som Do Darma

Gostou dessa publicação?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/zd55
Neder de Paula

Neder de Paula

Neder é fundador, CEO do portal e web rádio OverRocks. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.

“Reckoning”: Exkil lança videoclipe sombrio e intenso Ammit lança novo clipe e anuncia EP “The Master Key” para agosto Vazio lança clipe para “Ritual de Destruição” Autoramas estreia no universo infantil com “Autoraminhas” Feira [SUB] abre inscrições para sua 7ª edição em Campinas Tempusvernum celebra fase nova com “Primavera” e show no Johnny’s Com “Entropia”, NADA reforça sua voz contra a opressão Rottenblot toca em dois shows em Volta Redonda com som pesado e crítico Rock autoral com acidez: Júlio Vieira e seu “Complexo de Vira-Lata” 43duo mergulha no psicodelismo poético com o novo single “Sal e Sina” aBAND’onados lança álbum de estreia “Baixar os Braços (Não)”