Foto: Neander Heringer
CULTURA E ARTES

Campinas recebe o 4º Fórum Paulista dos Pontos de Cultura com mais de 800 participantes

Cidade se torna centro da articulação da Cultura Viva no Estado em quatro dias de formação política, celebração e construção coletiva com foco em justiça climática e transformação social

A partir desta quinta-feira, 26 de fevereiro, até 1º de março de 2026, Campinas será palco do 4º Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, reunindo mais de 800 representantes de 600 Pontos e Pontões de Cultura do Estado de São Paulo, que atuam com arte e cultura para transformação social em suas comunidades e territórios. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.

Com o tema “Cultura Viva Tecendo o Bem Viver”, o encontro articula formação, celebração cultural, integração territorial e organização em rede de iniciativas culturais que atuam com arte e cultura pela transformação social.




Neste encontro, Cultura e Natureza não são opostas: são tecido, chão e passo — respiração comum. A resposta ao colapso climático não é técnica: é cultural.

É a partir dessa compreensão que o 4º Fórum Paulista dos Pontos de Cultura se organiza rumo à 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura e V Fórum Nacional com o tema Pontos de Cultura pela Justiça Climática, que acontecerá em Aracruz (ES), nos dias de 24 a 29 de março.

O evento acontece no Teatro Municipal Castro Mendes, na Sala dos Toninhos e na Casa do Hip Hop, articulando formação política, intercâmbio cultural e construção coletiva de políticas públicas.

O Fórum é um espaço de articulação em rede, troca de repertórios, tecnologias socioculturais e fortalecimento da gestão compartilhada entre sociedade civil e setor público nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Homenagem às Mestras e Mestres da Cultura Viva Paulista

Durante todo o evento acontecerão celebrações simbólicas em homenagem às Mestras e Mestres que marcaram profundamente a trajetória da Cultura Viva no Estado de São Paulo.

Os Mestres e Mestras homenageados são:

  • Mãe Izabel
  • Mestre Alceu
  • Professora Neide
  • Mãe Eleonora
  • Mestre Lumumba
  • Babá Paulo
  • Marcos Pardim

São lideranças culturais, referências éticas e políticas, guardiões de conhecimentos tradicionais e construtores de territórios vivos de cultura. Suas trajetórias atravessam gerações e sustentam a Cultura Viva como prática cotidiana de organização comunitária, resistência e criação.

A homenagem reconhece o legado político e pedagógico que sustenta a Cultura Viva como prática territorial, comunitária e transformadora.

Batalha de Conhecimento integra a programação cultural

A programação cultural do Fórum contará com uma edição especial da Batalha de Conhecimento, reunindo a Batalha Estação da Rima e a Batalha do Cálice.

  • Sexta-feira, 27 de fevereiro
  • 19h
  • Casa do Hip Hop – Palco Hip Hop – Campinas/SP

Com 16 MCs na disputa, em formato mata-mata estilo Street Fighter, a batalha coloca o conhecimento, a crítica social e a Cultura Viva no centro da arena.

A atividade contará com abertura em formato palestra-poesia com Célio Turino, conectando hip hop, território e pensamento político. A dupla campeã receberá premiação em dinheiro.

A Casa do Hip Hop será palco dessa experiência que une cultura urbana, consciência crítica e participação popular.

Economia Viva e circulação de moeda social

Durante o Fórum será realizado o Percurso Economia Viva Mãe Isabel, iniciativa da Agência Solano Trindade, vencedora do Prêmio Economia Viva, em parceria com o Pontão Cultura Areté.

A experiência será estruturada a partir do Banco Cultura Viva, metodologia que organizará a circulação da moeda social Isabelita, criada especialmente para uso durante o evento.

A Isabelita circulará nos pontos de venda distribuídos pelos espaços do Fórum, especialmente na Praça de Alimentação Mãe Isabel, fortalecendo empreendimentos locais vinculados a Pontos e Pontões de Cultura e promovendo uma vivência prática de economia solidária no território do encontro.

Encontro de Gestores Públicos da Cultura Viva Paulista integra o Fórum

O 4º Fórum também contará com a realização de um Encontro de Gestores Públicos Municipais da Cultura Viva Paulista, reunindo gestores e agentes culturais para aprofundar o debate sobre Cultura Viva, políticas públicas, governança territorial e os desafios contemporâneos da cultura diante das transformações sociais e ambientais.

O Encontro estabelece uma ponte entre prática cultural e formulação de políticas públicas, ampliando o alcance e o impacto do Fórum.

O futuro da Cultura Viva Paulista para os próximos 10 anos

Durante o encontro, os Pontos e Pontões de Cultura irão fortalecer a governança dos 17 Fóruns Regionais, consolidar propostas estaduais e eleger a delegação paulista rumo à 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura.

O Fórum reafirma Campinas como berço dos Pontos de Cultura e fortalece São Paulo como uma das redes mais estruturadas da Cultura Viva no Brasil.

Participe deste momento histórico junto à rede paulista de Pontos e Pontões de Cultura e celebre a força da Cultura Viva do nosso Estado.

Esta é uma realização do Fórum Permanente dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, com produção da Associação Paulista Amigos da Arte – APAA, em parceria com o Pontão de Cultura Areté, contando com apoio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura de São Paulo, do Pontão de Cultura Nina, da Sala dos Toninhos, da Rede Usina Geradora, da Casa de Cultura Tainã, do Pontão de Cultura Aquarela, do Ponto de Cultura Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do Ponto de Cultura Quintal Garatuja, do Visite Campinas, do Instituto Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, do Coletivo Bela, do Pontão de Cultura Oca, do Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, do Pontão de Cultura Galpão Cultural, do Pontão de Cultura Povos da Mata Atlântica, do Pontão de Cultura Jacarandá, do Pontão de Cultura TV Cidade, do Pontão de Cultura Galpão da Lua, do Pontão de Cultura Bola de Meia, do Pontão de Cultura Garapa, do Pontão de Cultura Nixx e do Pontão de Cultura Agência Solano Trindade, em gestão compartilhada com a Comissão Nacional de Pontos de Cultura.

Serviço

4º Fórum Paulista de Pontos de Cultura
De 26 de Fevereiro a 1º de Março
Teatro Castro Mendes
Sala dos Toninhos
Casa do Hip Hop – Palco Hip Hop

Por Comunicação NINA – Ponto de Cultura

Gostou dessa publicação?

Clique em uma estrela para avaliar!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta publicação.





Link curto da publicação: https://overrocks.com.br/pzea
Neder de Paula

Neder de Paula

Neder é fundador, CEO do portal e web rádio OverRocks. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.

Back 2 School mira e dispara com força emocional no novo EP “Apunta y Dispara” Auro Control inicia turnê brasileira com 14 datas junto ao Noturnall e Edu Falaschi “Reckoning”: Exkil lança videoclipe sombrio e intenso Ammit lança novo clipe e anuncia EP “The Master Key” para agosto Vazio lança clipe para “Ritual de Destruição” Autoramas estreia no universo infantil com “Autoraminhas” Feira [SUB] abre inscrições para sua 7ª edição em Campinas