Alternata, nova banda com experientes músicos da cena rock paulistana, lança “Nuances”, single de estreia
Os rockers paulistanos do Alternata, que desenvolvem um som influenciado e calcado no Rock oitentistas brasileiro, no Pós-Punk e no Rock N’ Roll mundial, lançaram dia 21 de julho seu primeiro single chamado “Nuances”, faixa que estará presente no álbum de estreia intitulado “Sobre o Tempo”, que será lançado no primeiro semestre de 2024.
Nas palavras de Kako Amaral (vocal/violão, Mártires), Flávio Xavier (guitarras, Mártires), Dani Plothow (baixo/teclado, Weedevil) e Diamante (bateria/percussão, Usina Reggae), essa faixa nasceu com a narrativa de se contrapor a ideia de que é preciso seguir uma lógica na vida, ou seja, um padrão de muitas regras estabelecidas pela sociedade onde o indivíduo precisa correr para superar os outros a todo instante em tudo, e com isso esquecendo-se de seus próprios desejos.
A capa foi concebida a partir da obra “Horizonte Perdido”, do produtor musical e artista plástico Pena Schmidt, que cedeu a pintura para realização deste trabalho.
Outro fato interessante sobre “Nuances” é que ela se contrapõe também à ideia da síndrome de Peter Pan, onde o indivíduo se recusa a crescer e se distancia do “padrão adulto”, questionando o que é esse crescimento, sempre apontando os percalços, perigos da vida adulta, excessos da modernidade, a violência urbana e, de uma forma metafórica, os perigos de uma sociedade que se autodestrói.
“Essa música foi composta inicialmente como um reggae para uma cantora do extremo sul de São Paulo, mas nunca chegou até lá. Como a achávamos ótima, resolvemos incluí-la em nosso repertório incorporando arranjos de Hard Rock. Não seria nosso single de estreia se não fosse a insistência de nosso baterista que adorou o tema (risos)”, explicou Dani Plothow (baixo/teclado).
Ouça “Nuances”:
Kako Amaral (vocal/violão) comentou: “O refrão, que possui um trecho do poema “Cartões” do poeto Lil Amaral, faz alusão tanto ao ar poluído das grandes metrópoles quanto ao crítico período da pandemia de Covid 19, quando ninguém saía de casa, pois o perigo de contaminação estava no ar”.
Após o lançamento de “Nuances”, a banda pretende lançar um segundo single já intitulado “Peggy” (previsão para agosto desse ano) e promete agitar o cenário do Hard Rock e Pop Rock nacional, mesclando experiências individuais com arranjos modernos do coletivo, culminando no tão esperado álbum “Sobre o Tempo”, cuja narrativa em 12 faixas autorais se debruçará sobre duas décadas de estrada na cena e nos movimentos culturais de São Paulo.
Como diz o verso de uma de suas músicas: “A vida passa feito um tufão, mas nos permite sempre recomeçarmos”.
A banda continua trabalhando a todo vapor, em paralelo ao seu álbum de estreia, na edição de vídeos ‘making of” e ensaios, gravações, takes acústicos e muito material que será disponibilizado em suas redes sociais, para que com isso consigam trazer o público jovem de volta à cena do rock, apresentando-se como uma boa alternativa num circuito cultural bastante diversificado. Alternative-se!