O heavy metal deve muito à icônica vocalista Tarja Turunen; saiba os motivos!

A vocalista finlandesa TARJA TURUNEN dispensa apresentações, mas é importante destacar seu trabalho, seja quando esteve em frente ao Nightwish ou quando ingressou numa vitoriosa carreira solo. Tarja se destacou por sua voz poderosa e lírica, que se encaixava perfeitamente no som característico do Nightwish, que combina elementos de Metal, música clássica e elementos sinfônicos.

Ela se juntou à banda em 1996, quando a banda estava formando seu som único e lançou vários álbuns de sucesso com eles, incluindo “Angels Fall First” (1997), “Oceanborn” (1998), “Wishmaster” (2000) e “Century Child” (2002). No entanto, em 2005, Tarja foi abruptamente demitida do Nightwish, o que levou a um drama público entre ela e os membros restantes da banda. A separação foi controversa e resultou em Tarja embarcando em uma carreira solo, lançando álbuns como “My Winter Storm” (2007) e “The Brightest Void” (2016).

A carreira solo de Tarja expandiu seus horizontes musicais, e ela explorou uma variedade de estilos musicais, incluindo música clássica, pop e rock. Sua voz única continuou a ser uma parte central de seu trabalho solo. E para enaltecer ainda mais esta rica trajetória que em breve completará três décadas, o podcast RENATOCAST, comandado por Renato Sanson, trouxe alguns pontos interessantes desta jornada, inclusive citando as passagens de Tarja pela capital, destacando o show sold-out no Bar Opinião em setembro passado.

Algo que o podcast trouxa à tona e que explica esse fato de o Heavy Metal dever muito a ela é a renovação do público, que não atinge apenas os fãs mais antigos, mas também crianças e pessoas mais novas, trazendo um público maior para o estilo. O sucesso de sua carreira solo pode ser medido, aliás, pela própria turnê atual, que foca em seus maiores sucessos, apresentando somente uma música do Nightwish no set list.




Para Renato Sanson, Tarja não teve medo de ousar ou de sair de sua zona de conforto, pois para muitos a saída mais fácil seria buscar um retorno à sua banda original, fato inconcebível e fora de questão para a vocalista nos dias de hoje. Tarja provou que era capaz de seguir sozinha e nada indica que desistirá de seus sonhos.

Ouça o podcast no Spotify para entender mais:

Créditos da foto: Uillian Vargas

Contatos:

Heavy and Hell: https://heavyandhellsc.blogspot.com
Road to Metal: http://www.roadtometal.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/renato_cast_
E-mail: renatoj40@gmail.com
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br



Avatar

Maicon Leite

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.