Lugubra lança o álbum “Flores e Pedras” em união precisa do metal clássico com o moderno

A Lugubra é uma banda baiana fundada em 2023, mas amparada por uma trajetória de décadas de seus músicos amplamente experientes e reconhecidos no cenário brasileiro, especialmente no nordeste, que em 2024 lançou o seu álbum de estreia, “Flores e Pedras”, apresentando um Metal com letras em português que mesclam melancolia e agressividade, poesia, prosa e consciência numa sonoridade que mistura elementos clássicos e modernos do estilo, incluindo arranjos que remetem a subgêneros como Doom, Death e Black Metal, passando por ambientações de Post-Rock e Rock Progressivo, sem perder a centralidade no verdadeiro Heavy Metal.

Post-Rock e Rock Progressivo, sem perder a centralidade no verdadeiro Heavy Metal.

A Lugubra surgiu quando o vocalista Leonardo Leão, o guitarrista Rafael Syade e o baixista Marcos Cazé decidiram formar um novo grupo após o fim da banda Drearylands, um dos maiores nomes do Metal na Bahia, que surgiu em 1999 e encerrou as atividades em 2022, depois do falecimento do baterista e um dos fundadores Louis. Para completar a formação, o trio convidou o baterista Ricardo Agatte, conhecido por seus trabalhos com as bandas Behavior e Veuliah, e posteriormente a banda passou a ser um quinteto, após a entrada do guitarrista Mateus Alves, que vinha se destacando com seus trabalhos na Aztlán e bandas cover.

A soma da experiência dos músicos com a vontade de criar uma banda e uma sonoridade única e audaciosa resultou em um trabalho que encontra um ponto bastante preciso de equilíbrio entre o Metal Moderno e o Old School. O vocalista Leonardo Leão comenta a proposta da banda:




“Em “Flores e Pedras” nos demos a liberdade de transitar por diferentes estilos de Metal, sem seguir os cânones de um subgênero específico, mas, sim, misturando as sonoridades clássicas e modernas da música pesada. Com a Lugubra, sinto que, finalmente, estou compondo músicas e letras como eu sempre quis, e, mais importante ainda, falando em português claro sobre temas e sentimentos sem metáforas ou fantasias. No fim das contas, começar um novo projeto após 30 anos de carreira tem sido uma das grandes satisfações que já tive como músico e headbanger”.

Ouça o álbum “Flores e Pedras” a seguir:

O álbum “Flores e Pedras” conta com a produção do renomado Jera Cravo, aluno de Andy Wallace (Nirvana, RATM, Jeff Buckley, Sheryl Crow, etc.) e Joe Barresi (Queens Of The Stone Age, Tool, Sick Of It All, entre outros), que já assinou trabalhos de Iggor Cavalera, Camisa de Vênus, Malefactor, Headhunter D.C., Escarnium, Madame Saatan, Pastel de Miolos, Cobalto e a própria Drearylands, além de várias trilhas sonoras e grupos e artistas fora do espectro Rock e Metal no Brasil, Canadá e EUA.

Outro dos grandes destaques do álbum é o fato de ter suas letras cantadas em português, algo bastante incomum atualmente, em um cenário dominado por composições em inglês. Vale lembrar que fazer Metal em português não é novidade para o vocalista Leão. O segundo álbum da Drearylands, “Heliopolis or Just Another Dreary Season”, lançado em 2003, já trazia músicas em nossa língua, em um tempo em que todas as bandas se dedicavam apenas a composições em inglês. Na época, algumas mídias especializadas não aceitaram bem a proposta e uma grande revista nacional chegou a tentar ridicularizar a banda. Só que, na última década, surgiram inúmeras bandas de metal e rock pesado com letras em português, o que mostra o pioneirismo do vocalista da Lugubra no resgate do Metal em nossa língua nativa, abandonada pelo Metal no final da década de 1980, quando os músicos brasileiros ainda estavam aprendendo como compor nesse estilo.

O lançamento oficial do álbum “Flores e Pedras” veio acompanhado de um show como uma das bandas headliners do Palco do Rock, maior festival de Rock e Metal do Nordeste brasileiro, que acontece todo ano, desde 1994, durante o Carnaval de Salvador, e que este ano contou ainda com bandas como Mystifier (BA), Black Pantera (MG), Dead Fish (ES) e Eskröta (SP).

A partir de março de 2024, a Lugubra continua fazendo apresentações ao vivo enquanto prepara o lançamento de “Flores e Pedras” em CD, junto com o primeiro videoclipe da banda. Acompanhe todas as novidades, lançamentos e agenda de shows da banda através do @bandalugubra no Instagram.