Assista o lyric video cinematográfico da FireWing para “Last Gasp” em homenagem ao povo armênio

Depois de anunciar seu novo vocalista, Jota Fortinho, lançar uma nova versão para “Time Machine” e ainda embalados pela excelente repercussão que obtiveram com os shows ao lado do Shamangra e dos finlandeses do Sonata Arctica, a FireWing agora segue repercutindo seu lançamento mais recente, a inédita “Last Gasp”, disponível em todas as plataformas digitais com distribuição pela gravadora alemã, Massacre Records.

“Last Gasp” recebeu um lyric video cinematográfico que pode ser conferido abaixo:

Esta música é uma imersão completa à primeira grande guerra entre os Eons e Vishap, com uma sonoridade diferente de tudo que a FireWing já se propôs a fazer.




O conceito da FireWing está embasado na História e na Mitologia da Armênia e da Grécia, dentro de um universo no qual todas as outras mitologias e culturas distintas também estão inclusas. Em 1915, o povo armênio passou por um grande genocídio conhecido como o “Massacre Armênio”, que deixou mais de 1,5 milhões de mortos.

O ser que personifica a garra do povo armênio após esse Massacre é Vahagn – Rei da grande Armênia da Dinastia Orôntida (século V d.c). Vahagn é um dos filhos de Tigranes Orôntida e sucedeu o seu pai na luta contra dragões (Vishap), sendo conhecido como Vishapakagn – “o Matador de Dragões”. Vahagn livrou a Armênia dos monstros e foi deificado por causa do seu valor, e a FireWing exalta esses valores em todo o desenvolvimento das suas canções.

“Last Gasp” trata da jornada espiritual e mental de seus protagonistas “Vahagn” e seu pai, Tigranes, o Ancião.

Ouça o single aqui:

Caio Kehyayan comenta sobre a composição: “Minha intenção com essa música é passar uma forte mensagem para toda a Diáspora Armênia. Desde o genocídio milhares de armênios fugiram para cantos distintos do mundo, e atualmente existem mais armênios fora da armênia do que no próprio pais, que se localiza na região do Cáucaso”.

O vocalista Jota Fortinho acrescentou: “Quando o Caio me enviou a música, a primeira coisa que me veio à mente foi um passeio em uma montanha-russa, daquelas gigantes, rsrs. Eu poderia dizer muitas coisas sobre esse tema, pois, além de muito técnico ele é bastante profundo. Posso resumir desta maneira: Last Gasp é um passeio radical em montanha-russa. Estou muito orgulhoso do que fizemos nessa música”.

“Last Gasp” tem produção, letra e orquestrações de Caio Kehyayan, co-produção de Fabiano Rodrigues, com mixagem e masterização por Jack Kosto, artes por Junki Sakuraba e produção do vídeo por Gabby Vessoni. O conceito de criação do mundo é de Caio Kehyayan.

Saiba mais sobre a FireWing através do site www.firewingofficial.com ou pelas suas redes sociais @firewingofficial.