Relevante banda do black metal contemporâneo, Aske retorna aos palcos

Natural de São Carlos, interior de São Paulo, grupo comemora a excelente resposta de seu segundo álbum, “Vol. II”, lançado em 2023

| Foto: Divulgação

Original do norueguês, Aske, em português, significa cinzas. Num primeiro momento você até pode associar o nome ao EP do Burzum, mas aqui no Brasil o Aske é uma das mais relevantes bandas da cena contemporânea do black metal! Originária de São Carlos, interior de São Paulo, o Aske já está há 15 anos na estrada e possui dois álbuns muito elogiados, “Once”, o debute de 2015, e o mais recente, “Vol. II”, lançado em 2023 pela Eternal Hatred Records, sem deixar de mencionar o EP “Broken Vow” de 2017.

Se em “Once” o Aske fez predominar uma sonoridade mais crua baseada estritamente no black metal, em “Vol. II” o até então duo formado por Filipe Salvini (vocal/baixo) e Lucas Duarte (guitarra) persistiu em entregar um trabalho potente, plural, de altíssimo nível em termos de composição e produção. O resultado não poderia ser outro senão um disco que recebeu os melhores elogios da imprensa especializada: ”Este disco pode bater de frente com qualquer outro lançado na Europa! Matador!” (Metal Fire Metal); “A qualidade atingida pela banda neste novo álbum é de se impressionar” (Rock Vibrations); “Altamente recomendado!” (ReiDjou); “Vol. II é um álbum versátil e verdadeiramente atrativo” (Roadie Crew); “Tem estudo, pesquisa e embasamento filosófico” (Road To Metal); “Talentos, de fato, não faltam para o duo” (Heavy And Hell); “Promissor, muito promissor!” (Metal Addicts – USA).




Propriamente devido ao foco nas composições, o Aske reclusou-se dos palcos nos últimos anos. Mas o grupo nunca se propôs a ser um projeto de estúdio, tanto é que agora com a chegada do novo baterista, Fernando Turi (ex-Torqverem e fundador da Songs Of Oblivion), a banda finalmente poderá cair na estrada para mostrar o poder de fogo das novas composições ao vivo. O grupo já tem três datas agendadas: dia 10 de Agosto no Interior Attack em Araraquara/SP; 28 de Agosto no Nightmatter Festival em Sorocaba/SP e 14 de Setembro no Gulpian em Mongaguá/SP.

“Manter o Aske como um duo nestes anos foi a melhor forma para estarmos 100% focados em compor um disco”, declara o vocalista e baixista Filipe Salvini. “Sem pressão, sem muitas opiniões vindo de cabeças diferentes, trabalhando com o mínimo possível para desenvolver o estilo da banda. Agora que direcionamos a nossa música para o seu caminho lírico, podemos retornar com uma formação à altura para mostrar nosso trabalho ao vivo”.

Esquentando os motores para a estrada, o Aske tem registrado uma série de músicas gravadas ao vivo em estúdio. Duas já estão disponíveis no canal oficial da banda no Youtube.
Sinner: https://youtu.be/FtmqWCWtjHc
The Woodcutter: https://youtu.be/19L_3kC4o5k

Assista também o vídeo oficial de “Sinner”: https://youtu.be/wg08q2Oihk0

“Vol II” está disponível em todas as principais plataformas digitais:
Spotify: https://bit.ly/3Vdq8KD
Deezer: https://bit.ly/4cadGRJ
Apple Music: https://bit.ly/3WTV57O
Youtube: https://bit.ly/3WS7sRN

Mais Informações:
https://facebook.com/askeoficial
https://instagram.com/askeoficial
https://youtube.com/@AskeOficial



Neder de Paula

Neder de Paula

CEO e fundador do portal OverRocks e web rádio. Designer, webdesigner, videomaker, apaixonado pela família, quadrinhos, cinema, tv, UCM, DCU, metalhead desde os 12 anos e curador musical na Divulguei e Groover.